top of page

Avaliação da Recém-Mamã

Todas estas queixas ou desconfortos podem ser normais. O corpo da gravida vai sofrendo alterações ao longo de 9 meses assim precisa do seu tempo para voltar ao lugar, pois estas não revertem da noite para o dia. É importante que esteja atenta a si, não desvalorize demasiado o que tem sentido e não aprese demasiado a sua recuperação.

Neste serviço Barrigas na Água oferece a recém-mamã a oportunidade verificar e certificar-se que o corpo esta a recuperar corretamente apos gravidez e parto. Por ser uma fase tão vulneral para as recém-mamã é normal também surgirem duvidas:

        - Quando posso retomar a pratica do exercício físico (parto vaginal ou cesariana)?;

        - Posso amamentar e fazer exercício físico?;

        - Devo ou não usar a cinta?;

        - Posso, devo fazer os exercícios de kegel? quando começar?

        - Quando posso retomar a minha atividade sexual?

Barrigas na Água terá todo o gosto em avaliar e aconselhar.

 

Quando fazer a Avaliação?

Foi mamã há 4 semanas, está no tempo ideal para fazermos a nossa avaliação quer tenha sido parto normal ou cesariana.

Em que consiste esta avaliação?

A nossa Avaliação da Recém-Mamã iremos avaliar:

  1. Diátese abdominal,

  2. Músculos do períneo,

  3. Cicatrizes (cesariana e episiotomia)

  4. Dores ou desconfortos que estejam a ocorrer neste período inicial. 

               1. Avaliação da Diátese Abdominal: Durante a gravidez os músculos do reto do abdómen

sofrem um afastamento (DIASTASE ABDOMINAL) pelo crescimento da barriga, devido ao crescimento

do útero resultante do desenvolvimento do bebé.

Apos o parto tendem a voltar ao lugar porem é necessário serem avaliados e ter cuidado com os

exercícios que se realiza neste período afim de conseguir reverter essa situação.

Após o nascimento, nas primeiras semanas, toda a atenção  e cuidados estão focados no

pequeno novo membro da família de forma a dar-lhe os melhores cuidados, aproveitar e

descobrir ao máximo esta nova fase.

Porém quando se sentir mais calma e tranquila deverá relembrar-se que também é importante voltar a cuidar de si, da sua saúde e bem-estar.

Mamãs agora é a vossa vez…

Já parou para pensar:

  • Doí-me as costa...

  • Doí-me os ombros e o pescoço quando estou a amamentar ou simplesmente pegar nele ao colo...

  • Sinto ainda dores nas minhas cicatrizes (cesariana, episiotomia)...

  • Perco umas gotinhas de urina quando faço esforço, touço ou riu...

             2.Avaliação dos Músculos do Períneo: Esta avaliação é fundamental e primordial a todas as mamãs, quer tenham tido parto normal ou cesariana afim de prevenir ou reverter sintomas de incontinência urinaria ou fecal, prolapso ou disfunções sexuais. É de relembrar que os músculos do Períneo sofreram alterações pela sobrecarga durante a gravidez, devido ao crescimento do útero e que em casos de parto normal este foi submetido a um alongamento máximo durante o período da expulsão do bebé.

              3. Avaliação das Cicatrizes: Quando existe cicatrizes, sejam elas por Episiotomia ou pela Cesariana, é fundamental fazer um acompanhamento do seu processo de cicatrização. Devemos verificar como esta a mobilidade dos tecidos, a existência ou não de fibroses ou queloides e sensibilidade da região. Sabe-se que a aderência dos tecidos esta muitas vezes interligado a dores lombares, disfunções ou dores nas relações sexuais. Será ensinado as recém-mamã que técnicas podem usar para melhorar a cicatrização das mesmas.

              4. Avaliação de Dores ou Desconfortos: Esta nova etapa é um conjunto de aventuras e descobertas entre mamã e bebé. A mamã se por um lado ainda esta em processo de recuperação do seu corpo, e muitas vezes com poucas horas de sono seguidas,  por outro lado tem o desafio de cuidar e tratar do seu bebé que de dia para dia vai crescendo e tornando-se mais exigente. Pelo cansaço físico e emocional é comum as recém-mamã adotarem posturas incorretas que a curto espaço de tempo se vão refletir em queixas, normalmente pescoço, ombros e zona lombar. Pretendemos com esta avaliação identificar a causa ou causas dos sintomas e indicar o melhor tratamento ou estratégias para o alivio das mesmas.

               

Apos esta avaliação e em conjunto com a recém-mamã podemos traçar objetivos e estratégias para uma melhor e mais rápida reabilitação e recuperação do seu corpo. Pois nunca é de mais lembrar que alta medica não é alta desportiva e que alguns exercícios ou atividades podem ser prejudiciais ou atrasarem este processo.

Onde?

Em sua casa: Poderá usufruir das nossas sessões na sua própria casa.

Em clínica: Venha ter connosco às nossas instalações e faça uma avaliação.

Material?

Barrigas na Água disponibiliza e leva o material necessário.

bottom of page