Fisioterapia e Osteopatia na Gravidez
A gravidez é um momento muito especial na vida da mulher.
É sinónimo de felicidade e ao mesmo tempo de transformação e alterações físicas, fisiológicas e emocionais necessárias ao desenvolvimento e crescimento do bebé.
Estas alterações por vezes causam dores e desconfortos, levando por vezes a restrições que comprometem as simples atividades da vida diária da gravida, tais como andar, sentar ou mesmo dormir.
Nas sessões de Fisioterapia e Osteopatia avaliamos as nossas futuras mamãs de forma a identificar a causa ou causas das dores e desconfortos. Aplicando as técnicas mais adequadas para o alivio da sintomatologia de forma que possam viver este período com qualidade e bem-estar. Às vezes uma simples sessão, alterações de hábitos e posturas e recomendações é o suficiente para o alivio das dores ou que estas aumentem.
Porque há dores e desconfortos durante a Gravidez?
Não sentir nenhum tipo de desconforto durante a gravidez é quase impossível, principalmente na região lombar e pélvica no ultimo trimestre. Estima-se que entre 50 a 80% das mulheres sofre de lombalgia num determinado momento da gravidez ou até 3 anos após o parto.
Porem é importante salientar que a Dor Lombar não é um problema "normal" da gravidez ou após a gravidez.
As causas da dor podem ser diversas tanto com a complexidade de alterações que ocorrem no corpo da gravida.
1. Alterações Biomecânicas - Aumento da Lordose Lombar, Dores nádega e coxa (ciática), dores de pescoço e ombros
-
Aumento do peso corporal da Gravida, pelo aumento do abdómen e da mama;
-
Aumento do tamanho do Útero, com o crescimento e desenvolvimento do bebé;
Vai originar uma alteração da postura (ombros para trás e projeção do abdómen) alterando assim o
centro de gravidade da mulher.
-
Aumento do edema (inchaços), devido ao facto que existe uma diminuição do espaço
disponível nas articulações resultando de uma maior compressão na coluna lombar;
-
Alterações vasculares, devido há diminuição de fluxo sanguíneo da região lombar por causa da
compressão que o útero exerce.
2. Alterações Fisiológicas (hormonais)
Durante a gravidez o corpo produz uma hormona, a Relaxina, que vai promover um relaxamento ligamentar (ligamentos mais suaves e elásticos) da região pélvica de forma a preparar a mulher para o parto "normal" e facilitar a passagem do bebé.
O aumento dessa hormona geralmente causa instabilidade nas articulações desta região não deixando os mecanismos de suporte atuarem tao eficazmente originado assim dor.
3. Alterações Emocionais
Apesar da gravidez ser um momento único e de felicidade também é um momento de duvidas e ansiedade. O stress emocional sabe-se que pode causar tensões musculares nas costas. Assim momentos stressantes estão relacionados com aumento da dor.
Assim sendo estas alterações faz parte de uma gravidez saudável, contudo os desconfortos e dores que advém das alterações posturais podem ser aliviadas. A Gravidez é uma fase maravilhosa merece ser vivida com o máximo conforto e qualidade. Se sente que a sua postura não é a mais correta e que ocasionalmente já sentiu um episodio de desconforto ou dor não hesite em agendar uma sessão o mais breve possível para que estes não se instalem agindo assim de forma preventiva.
As sessões são realizadas pelas nossas fisioterapeutas especialista na Saúde da Mulher e Desporto e/ou Osteopata, usando técnicas de terapia manual, electroterapia, kinesio tapping entre outras.
IMPORTANTE : Todas as técnicas e estratégias utilizadas para o alivio dos sintomas são seguras para a grávida e o seu bebé.
Onde?
Em sua casa: Poderá usufruir das nossas sessões na sua própria casa.
Em clínica: Venha ter connosco às nossas instalações e faça uma avaliação.
Com prescrição médica para a fisioterapia e recibo da Barrigas na Água poderá pedir o reembolso junto do seu seguro.
Material?
Barrigas na Água disponibiliza e leva o material necessário.

