Fisioterapia Uro Ginecológica   

Mas afinal o que é o Períneo?

É um conjunto de fascias e músculos entrelaçados conhecidos como o "chão da Pélvis" ou em linguagem mais técnica Pavimento Pélvico.

Função e Disfunções...

O Pavimento Pélvico tem diversas funções no nosso corpo:

  • Suportar os órgãos bexiga, reto e útero;

  • Para alem da função de suporte dos órgãos, os músculos do Pavimento Pélvico ao envolver a uretra e o ânus, desempenham um papel importante na nossa continência. Assim sendo estes músculos devem ser capazes de contrair para manter a continência, mas também de relaxar para permitir a micção.

  • O Pavimento Pélvico também tem uma função postural. Em conjunto com outros músculos, confere à nossa coluna a estabilidade necessária para as tarefas do dia-a-dia.

  • Por fim, mas não menos importante, tem ainda um papel importante na sexualidade – quando funcional, contribui para o prazer na relação, mas quando comprometido pode ser responsável por sintomas de dor ou desconforto antes, durante ou após o ato sexual.

 
Ocorre disfunção do períneo quando os músculos estão muito fracos ou demasiados tensos, de tal forma que não conseguem relaxar. Quando o períneo apresenta músculos fracos a mulher sente a vagina “laxa”, “flácida”, “aberta” podendo surgir complicações como incontinência urinaria (perdas de urina) e prolapso (descida) dos órgãos pélvicos. 

É importante referir que a incontinência não deve ser considerada normal ou “típica da idade”. Qualquer perda de urina deve ser valorizada pela mulher, sendo que quanto mais cedo o problema for abordado melhor o prognóstico da condição.

 

Quando os músculos estão demasiado tensos, a mulher também pode sofrer de incontinência urinária, dor pélvica crónica, dispareunia (dor durante o ato sexual), vaginismo (espasmos involuntários da vagina que causam, entre outros sintomas, dor à penetração) e vulvodínia (dor crónica na área da vulva).

As disfunções do períneo podem ser tratadas e, na maior parte dos casos, revertidas com bastante sucesso.

Não hesite em agendar uma avaliação sobretudo se:

  • Não tem a certeza se contrai corretamente o períneo;

  • Percas involuntárias de urina ou gases;

  • Sente peso ao nível da vagina;

  • Dor nas relações sexuais;

  • Se tem percas de urina quando realiza esforços, atividade física, quando tosse ou espirra.

Avaliação do Períneo

Esta avaliação é fundamental e primordial a todas as mulheres que tenham sintomas ou foram recém mamãs, (quer parto normal ou cesariana) afim de prevenir ou reverter disfunções do Pavimento Pélvico.

Em que consiste esta Avaliação?

  • Avaliar a sensibilidade, tensão muscular e a força dos músculos do pavimento Pélvico; 

  • Ensinar como contrair e relaxar corretamente os músculos do Pavimento Pélvico;

  • Estabelecer um plano individual, caso haja alguma disfunção.

  • Ensino de estratégias de alterações de estilo de vida e correção das situações que desencadeiam as perdas de urina (pesos, tosse, espiro…)

Onde?

Em sua casa: Poderá usufruir das nossas sessões na sua própria casa.

Em clínica: Venha ter connosco às nossas instalações e faça uma avaliação.

Material?

Barrigas na Água disponibiliza e leva o material necessário.

Reabilitação do Períneo

     

O primeiro passo é conseguir um bom diagnóstico, por um médico da especialidade ou por um Fisioterapeuta com formação na área. Aquando de uma boa avaliação, diagnostico e estabelecido um programa de intervenção, na maior parte dos casos, as disfunções do períneo são revertidas evitando intervenção cirúrgica.

A reabilitação do Períneo, Fisioterapia Uro-ginecológica, consiste essencialmente na prevenção e tratamento das disfunções da musculatura do Pavimento Pélvico, dentro das quais dá-se destaque à Incontinência Urinaria, Prolapso dos Órgãos Pélvicos, Dor e Disfunções Sexuais.

A Fisioterapia ira proporcionar uma reeducação perineal e abdominal, em conjunto com a reeducação da estática lombo-pélvica.

Em que pode consistir o tratamento:

  • Aumento da perceção corporal e consciência da musculatura do Pavimento Pélvico;

  • Trabalho de força e proprioceptividade dos músculos do pavimento pélvico através de terapia manual (por palpação digital manual), eletroterapia e bio feedback.

  • As vezes é necessário eliminar aderências ou fibroses, resultante de cicatrizes de episiotomia, e tratar zonas dolorosas (através de terapia manual e massagem intravaginal).

Estes tratamentos são indicados a todas as mulheres abrangidas pela área de uroginecologia nomeadamente: Mulheres Gravidas e no Pós Parto; Mulheres de todas as idades; Mulheres que praticam desportos de Alto Impacto (Os exercícios de alto impacto, por definição, são aqueles que nos obrigam a tirar os pés do chão para realizá-los. Por sua natureza, são aqueles que pedem por mais força, pois ao realizar atividades como pular ou correr podemos chegar a exercer uma força que triplica o peso do nosso corpo. Ex: Saltar a corda; Correr; Tenis/Padel; Crossfit; Trampolins; Basquetebol...).

Grande parte do sucesso dos tratamentos de Reabilitação Perineal esta dependente do empenho e colaboração da utente.

Onde?

Em sua casa: Poderá usufruir das nossas sessões na sua própria casa.

Em clínica: Venha ter connosco às nossas instalações e faça uma avaliação.

             

                     Com prescrição médica para a fisioterapia e recibo da Barrigas na Água poderá pedir o reembolso junto do seu seguro.

 

Material?

Barrigas na Água disponibiliza e leva o material necessário.

 
 

Horário de Funcionamento

todos os dias da semana consigo (horários a combinar)

Onde nos encontrar?

             MyCenter, Montenegro, Faro

           

             Clinica D´Avenida, Faro

           

             Ao Domicilio

  

 

Entre em contato para mais informações

Seguir

  • Wix Facebook page
  • Instagram ícone social

© 2018 por Barrigas na Água

Orgulhosamente criado com Wix.com